Bahá'í Library Online
.. . .
.
Back to Newspaper articles archive: 2003


E se, confirmado pelo Criador, o apaixonado escapar das garras da águia do amor, haverá de entrar no Vale do Conhecimento e sairá da dúvida para a certeza, e volver-se-á da treva da ilusão para a luz do temor de Deus.
 
 

Designado Centro Internacional de Ensino 2003/2008

Tradução

Transmitido Eletronicamente

Data: 13 de maio de 2003.

A todas Assembléias Espirituais Nacionais

Mensagem:

Com os corações jubilosos anunciamos a nomeação dos Conselheiros do Centro Internacional de Ensino para o período de 5 anos que se inicia em 23 de maio de 2003; a saber: Rolf von Czekus, Violette Haake, Paul Lample, Joan Lincoln, Payman Mohajer, Rachel Ndegwa, Zenaida Ramirez, Shahriar Razavi e Penelope Walker. Estamos profundamente agradecidos a Lauretta King por sua contribuição destacada, por mais de 15 anos de trabalhos devotados para o desenvolvimento das atividades desta instituição vital para todo o mundo.

A Casa Universal de Justiça


Assembléia Espiritual Nacional solicita que as comunidades e os indivíduos divulguem amplamente as abertura das inscricoes para o PRËMIO CIDADANIA MUNDIAL 2003!

O tema deste ano é em prol da redução das desigualdades sociais e podem se candidatar todas as instituições e indivíduos que promovem ações que visem suprir as necessidades imediatas das populações menos favorecidas, com atuação na área de trabalho e renda; de combate à fome e à desnutrição; de acesso à saúde, à moradia, ao lazer, à educação e à cultura; de alfabetização, capacitação e aperfeiçoamento profissional. Ou seja, todos aqueles que trabalham pelo desenvolvimento integrado e sustentável da comunidade em que vivem e da sociedade em geral.

FORMATO DO PRÊMIO

Escultura especialmente elaborada por Yone Di Alerigi.
Site - www.yonedialerigi.com/ artesprojetos1.htm
PERIODICIDADE
Bianual


TEMAS CENTRAIS

Direitos Humanos
Direitos da Mulher
Meio-Ambiente
Cidadania Mundial e
Prosperidade Global


QUEM PODE SE CANDIDATAR

Organizações não governamentais, instituições públicas e privadas e a sociedade civil em geral.

PRAZO E FORMAS PARA AS INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas até o dia 30 de junho de 2003 e podem ser feitas pelo email premio@bahai.org.br ou acessando o site www.bahai.org.br/premio;
Por fax, através do telefone (0xx61) 364.3470;
Ou pelos Correios, para a Caixa Postal 7035, CEP 71619-970, Brasília/DF.
Informações pelo telefone (0xx61) 364.3594, com Marilene de Freitas


COMO SE INSCREVER

A inscrição já é o documento de candidatura ao VIII Prêmio Cidadania Mundial 2003, por isso ela deve conter o nome da instituição ou pessoa candidatada, endereço, telefone, breve currículo e justificativa para a candidatura, respondendo às seguintes questões:
1) De que forma a instituição ou pessoa tem contribuído para a redução das desigualdades sociais?
2) Quais as transformações sociais alcançadas com as ações promovidas?
3) Como as ações realizadas têm contribuído para a superação dos preconceitos na sociedade?
4) Qual a estratégia utilizada para promover a mobilização social em torno das ações realizadas e em que grau essa mobilização acontece?
5) Como a entidade ou pessoa percebe o reconhecimento público em torno de suas ações?
6) Quais os principais desafios e qual a estratégia utilizada para enfrentá-los?
7) Em poucas linhas, discorrer sobre a relevância da candidatura.
Obs.: Não é necessário enviar nenhum material adicional, tal como vídeos, fotos, materiais impressos etc.
SELEÇÃO
O processo seletivo consiste de análise e atribuição de pontos às candidaturas, compreendendo duas votações realizadas por um corpo de jurados - composto por 9 (nove) membros - representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, da UNESCO, do Jornal Folha de São Paulo, da Universidade Holística da Paz (UNIPAZ), do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, da Escola das Nações e da Comunidade Bahá'í do Brasil. Os 9 (nove) candidatos mais pontuados serão agraciados com o Prêmio Cidadania Mundial.


DIVULGAÇÃO DOS AGRACIADOS
Dia 5 de agosto de 2003

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

A premiação ocorrerá em Solenidade a ser realizada no dia 27 de agosto de 2003, na cidade de Brasília, DF, em local e hora a ser divulgado oportunamente.

Carta da Mulher na Câmara Municipal de Catalão

Em Catalão, Goiás, a repercursão do Fórum da Mulher realizada dias 7 e 8 de março, uma ação conjunta da Câmara Municipal de Catalão, Comunidade Bahá'í e Rádio Cultura continua. O Fórum da Mulher se tornou uma atividade permanente o ano inteiro , promovendo ações que valorizem a mulher. Uma destas ações foi o convite recebido de uma diretora de escola pública do município para falar a um público de 40 mulheres estudantes do curso noturno, sobre os aspectos da promoção da mulher do ponto de vista bahá'í. A palestra com atividades na escola foi dada encorajando as mulheres sobre sua participação no assunto.

A Carta da Mulher, uma coletânea de sugestões para a promoção e valorização da mulher feitas por palestrantes , homenageados, organizadores e participantes do Fórum foi lida na sessão da Câmara Municipal de Catalão, no dia 5 de maio. A carta fala da necessidade da participação efetiva da mulher em todos os segmentos e áreas, da educação da mulher no contexto intelectual e espiritual, e das áreas de família, saúde e jovens mulheres. Pela primeira vez em uma sessão na Câmara de Catalão o nome da comunidade bahá'í foi citado e registrado. Muitas autoridades vieram prestigiar o evento. Ao final 2 vereadores , dos 15 presentes a sessão,agradeceram os esforços da comunidade bahá'í em Catalão e para o Fórum da Mulher. Além de 5 jornais quinzenais e um jornal diário da cidade que tiveram artigos sobre o Fórum da Mulher, o jornal da Cãmara também publicou artigo sobre o evento.

©Copyright 2003, Agência Bahá´í de Notícias, Brasil


. . .